Do G1 ao G7: Conheça a história do Volkswagen Gol

Apesar de possuir as nomenclaturas do G1 ao G7 esse possante teve apenas três gerações. Confira a história do Volkswagen Gol, um líder de mercado por 27 anos!

28/06/2017

Sabia que apesar das nomenclaturas, o Gol só teve três gerações? Líder de mercado por 27 anos, o possante é o homenageado no post de hoje, onde você poderá conferir a história do Volkswagen Gol.

Com versões populares e esportivas, o Gol se consolidou como um dos carros mais queridos do Brasil. Inicialmente vendido com um motor 1.300 a ar, o Gol foi lançado em 1980, quando a VW colocou no mercado um projeto totalmente nacional.

O carro trazia inspirações estéticas europeias e foi um dos pioneiros no uso de amortecedores do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, esquema que é praticamente padrão até hoje nos hatches populares.

 

Primeira geração G1

A nomenclatura, Gol G1, faz referência à primeira geração do carro, fabricada entre 1980 e 1996. De início, o Gol tinha 42 cavalos e 9,2 kgfm de torque. Ao longo dos anos, sofre mudanças significativas de visual, com destaque para 1984, quando recebeu sua primeira versão esportiva, o Gol GT. O interior com bancos esportivos, a nova frente, a suspensão mais firme e o motor 1.8 refrigerado a água de 99 cv eram os grandes diferenciais.

 

Segunda geração G2

Entre 1994 e 2003, a segunda geração, o Gol G2 passou a ser fabricada. Diferente do Gol “quadrado”, essa versão tinha formas mais arredondadas e por isso passou a ser conhecida como “bolinha”. O carro tinha a missão de enfrentar Corsa e Uno, com motores 1.0 (50 cv), 1.6 (76 cv) e 1.8 (91 cv).

 

Segunda geração G3

É exatamente neste ponto que começa a confusão a respeito das nomenclaturas do Gol. Diferente do que aconteceu no lançamento da primeira e segunda geração, o modelo chamado de Gol G3, apresentado em 1999 e fabricado até 2005, na verdade era somente uma reestilização profunda da segunda geração. A maior diferença ficava por conta da plataforma, alongada, que deixava o conjunto ótico mais reto.

 

Segunda geração G4

Ainda usando como base a segunda geração de 1994, a VW lançou, em 2005, a versão G4 do Gol. Nesta versão, o conjunto ótico voltou a ser mais arredondado, mantendo-se assim até 2014.

 

Terceira geração G5

Em 2008 foi apresentada de fato a terceira geração do carro, o Novo Gol, com uma plataforma totalmente atualizada e que ficou em produção sem nenhuma alteração até 2012. A versão também foi uma das mais modernas.

 

Terceira geração G6

Com cara de Fox, a VW apresentou, em 2012, a primeira atualização da terceira geração do Gol. O modelo foi mantido até a linha 2016, com novos faróis, nova grade e para-choques redesenhados.

 

Terceira geração G7

A segunda modificação da terceira geração do Gol foi apresentada em 2016. Para favorecer o motor tricilíndrico do up!, a VW aposentou o motor 1.0 de quatro cilindros.

Dos primeiros modelos, robustos, até as últimas versões, mais modernas, milhões de unidades foram vendidas em toda a história do Volkswagen Gol. Uma fórmula de sucesso que encanta uma legião e admiradores.

E você, também é um fã do Gol? Conta pra gente!

Até mais!

Leia também: Os 8 carros clássicos brasileiros mais icônicos

Compartilhe

Comentários

Ricardo Razuk há 2 anos atrás disse:

Depois do fusca foi o melhor carro da Volkswagem.
Já tive 7 gols ( numero de mentiroso )
Rsrsrs....

Responder
Costa há 2 anos atrás disse:

Ótimo!
Só faltou colocar os preços
Mas, ótima matéria!
Parabéns!

Responder
Dhemison Lima há 4 anos atrás disse:

Tenho um vw g1 ha 5anos.

Responder
jaime lins de menezes há 4 anos atrás disse:

Tenho um gol g5 2012/2113 com 116000 Km rodados ,comprado zero e a única manutenção que fiz foram as de praxe ,troca de óleo filtros ,bateria umavez,,conserto do vidro elétrico lado do carona,01 rolamento da correia poly ,todas as correias,limpador de parabrisa uma vez.Ar condicionado funcionando perfeitamente ,só troco o filtro a cada 10000 KM.Estado geral pintura ,parte interna perfeita,estufamento parece novo de fábrica.Mas volkwagem é 10 .Vou vender porque.?

Responder
Marcelo de Souza Oliveira há 4 anos atrás disse:

Tive um Gol G1 92 por 3 anos, e dei ele de entrada num Gol G4 0km em 2014! Tô com ele até hj, e não me desfaço de jeito nenhum! Carro muito bom, não dá problema! Gosto demais, e recomendo!!!

Responder
Eduardo César há 4 anos atrás disse:

Se fôssemos contar as 3 reestilizações da primeira geração e mais uma na segunda geração na linha 2003 (conhecida como gol 3 e meio), já estaríamos no Gol G12...

Responder
Cláudio Coelho há 4 anos atrás disse:

Tenho um G3 05 motor AP 8 V totalflex 1.6 e quero reformá-lo! Alguém tem dicas?

Responder
Claudia há 4 anos atrás disse:

Eu tenho um G2 e não troco por outro modelo gosto muito.

Responder
José Emerson Cardoso há 4 anos atrás disse:

Boa tarde, já tive 2 gol g1 quadrado, muito bons, hoje quero um g6 ou g7

Responder
Sulivan Ribeiro Lacerda há 4 anos atrás disse:

Eu so apaixonado pelo gol ja tive 3 gol um 2007 1.6 g4 e outro g4 2013 e agora to com um g6 2014 ótimo carro

Responder
Sebastião há 4 anos atrás disse:

Eu tive dois gol 99 agora estou com um 2015 city um carro muito bom e econômico e a manutenção muito a baixo dos outros modelo da marca

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias