24/05/2017
É muito fácil reconhecer um automóvel. Mesmo uma pessoa que não se interessa muito por veículos sabe as características gerais dele. Porém, esse conhecimento muitas vezes é superficial e a falta de noção quanto aos carros e carrocerias pode dificultar uma escolha adequada.
Para deixar clara essa distinção, o que se torna ainda mais importante na compra do primeiro veículo e no tipo de financiamento do mesmo, preparamos esse pequeno guia com os principais modelos existentes hoje no Brasil. Com um conhecimento mais adequado, você pode definir a escolha do seu veículo com mais praticidade. Vejamos os tipos.
O que define um carro e suas características gerais é a carroceria. É possível definir a qualidade do mesmo com um olhar direto a ela. Além disso, fatores como a qualidade do material de produção, marca e preço estão diretamente relacionadas ao tipo de carro.
Também chamados de coupé, são carros mais compactos, “esticados”, com sua carroceria explorando mais a aerodinâmica e velocidade do veículo em detrimento do espaço. Possuem apenas duas portas e seu espaço pode variar entre 2 e 4 ocupantes.
É a combinação de características de vários tipos de carrocerias, o que torna o veículo relativamente versátil, apesar dos custos serem um pouco mais altos do que a média. Os modelos mais conhecidos nos quais ele se inspira são o hatch, o sedan e o SUV para criar um modelo novo.
É um dos veículos com custo mais alto, não apenas pelos recursos internos, mas pelos detalhes empregados na carroceria. Possuem variações com ou sem teto e possuem mais itens de série que a média. Também são projetados para serem mais velozes e com desempenho mais alto.
São modelos mais compactos, porém sua diferença em relação aos cupês está principalmente na traseira. O vidro traseiro é acoplado ao porta malas, o que torna o espaço do bagageiro mais reduzido. Por outro lado, é um veículo acessível na questão de valor. Uma variação do hatch, o hatch médio, possui motores mais potentes e uma carroceria mais robusta.
São projetados para lidar com terrenos acidentados e de difícil locomoção. Sua carroceria é relativamente curta, porém alta, com o motor potente e tração nas quatro rodas. É o melhor veículo para off roads.
Picapes possuem uma carroceria alta, com uma caçamba externa na parte traseira para cargas mais pesadas. O espaço interno pode variar entre 2 a 4 passageiros, fator que exerce influência no valor.
Voltados principalmente para os meios urbanos, o sedan tem uma carroceria larga, mas sem exageros, com espaços bem distintos entre o motor, os assentos e o bagageiro. A principal diferença entre ele e o hatch é a presença do bagageiro, não colado ao vidro traseiro, o que valoriza o espaço interno.
É um dos modelos mais robustos e modernos. O SUV é um utilitário esportivo, com uma carroceria alta e ampla, sendo bem fácil para transportar várias pessoas e cargas. Também é equipado com tecnologia de ponta, sendo versátil em vários tipos de ambientes.
Vans são conhecidas por sua versatilidade de espaço. Possuem uma carroceria alta, mesmo nas minivans, com um espaço modular para transporte de pessoas e cargas, já que é possível retirar ou compactar os bancos. São veículos estritamente comerciais, mas que encontram um bom uso nas famílias caso a opção do SUV esteja mais distante.
Agora que você conhece com maiores detalhes alguns dos principais tipos de carros e carrocerias, fica bem mais fácil investir em um novo veículo, não é verdade? Não deixe de postar suas dúvidas, estamos à sua disposição.
Até a próxima!