19/03/2018
Com mais de sete décadas de história, poucas marcas tiveram tanto peso no universo automotivo como a Jeep. De ícone off-road a desbravadora da vida urbana, a atual líder em venda de SUVs no Brasil transformou a vida de milhões de apaixonados.
Sempre a frente de seu tempo, mas sem deixar de acompanhar as necessidades da sociedade, a Jeep construiu uma história de pioneirismo e confiança com o público consumidor, como você pode acompanhar agora, no decorrer do post.
Sinônimo de 4x4, o primeiro Jeep nasceu para servir na guerra. Citado pelo general das forças aliadas, Dwight Eisenhower, como uma das quatro ferramentas fundamentais para a vitória final, mais de 600 mil unidades do Jeep MB foram produzidas até o final da Segunda Guerra Mundial.
O CJ-2A, além de ser o primeiro Jeep civil, também foi o primeiro a ostentar a grade frontal com sete aberturas. Lançado em 1945, o CJ-2A era ideal para o uso industrial e rural, o veículo podia ser equipado com assentos extras, tomadas de força para implementos agrícolas, guincho, removedor de neve e outras ferramentas.
O Station Wagon foi o primeiro utilitário desenvolvido para toda a família. Com mais de 300 mil unidades produzidas apenas nos Estados Unidos, foi o veículo que deu origem ao Willys Rural, no Brasil.
Com pneus de faixa branca e cromados, o Jeepster foi lançado em 1948. Mais longo e mais baixo que o modelo original, com visual e conforto de carro de passeio, apresentava um conceito muito a frente do seu tempo.
Em 1954 é lançado o Willys Jeep CJ-5, com para-lamas arredondados e maior distância entre-eixos. Constantemente aperfeiçoado, recebeu melhorias como freios dianteiros a disco, motor de seis cilindros em linha ou V8, a gasolina ou diesel. Até 1983, foram produzidas mais de 603 mil unidades. O CJ-5 também foi um dos primeiros Jeeps produzidos no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
+ Leia também:
- Faça história com o Jeep Renegade
- Do G1 ao G7: Conheça a história do Volkswagen Gol
Sucessor do Jeep Station Wagon, o Wagoneer foi o primeiro 4x4 de luxo do mundo. Produzido com alterações mínimas até 1991, o veículo trouxe avanços inéditos, como suspensão independente, direção hidráulica, ar-condicionado e transmissão automática.
Baseado na picape Gladiator, o M715 foi projetado para uso civil e acabou sendo adotado por vários exércitos, como é o caso da Coreia do Sul, onde permanece na ativa.
Desenvolvido para ser uma versão mais compacta do Wagoneer, o Cherokee ganhou a opção de cinco portas, transformando-se num dos maiores sucessos da história da marca.
Caracterizado pelos faróis retangulares, o Wrangler foi o sucessor da linha CJ. Adicionando o requinte técnico do Cherokee à robustez do jipe, o modelo foi um grande sucesso, com mais de 685 unidades produzidas.
Lançado para ser o SUV top de linha da Jeep, o Grand Cherokee podia ser adquirido com qualquer um dos três sistemas de tração Jeep, Command Trac, Selec-Trac ou Quadra-Trac.
Apresentado como um utilitário com vocação mais urbana, moderno e confortável, o Compass foi apresentado em 2007.
No segmento dos SUVs compactos, o Renegade é lançado. Neste ano também é inaugurada uma nova fábrica no Brasil, a primeira exclusiva da marca fora dos Estados Unidos.
No site da Litoral Car você encontra as melhores ofertas para aproveitar de todas as vantagens deste clássico automotivo.
Até mais!