25/11/2016
Ficar parado não é uma opção para as revendas que almejam aumentar as vendas, por isso, todo esforço pode fazer a diferença nos resultados obtidos. Mas de nada adianta sair atirando para todos os lados. Para vender é preciso planejar e ter metas bem definidas.
O valor do marketing para aumentar as vendas e revendas de carros e para toda empresa que está preocupada em aumentar seus esforços, além de conseguir destaque da concorrência e bons resultados em lucro, é inegável. No entanto, antes de colocar em prática qualquer estratégia, o trabalho mais importante é identificar as competências e carências da revenda.
Para ajudá-lo nesta importante tarefa, listamos abaixo cinco estratégias para aumentar as vendas na sua revenda.
Pode ser que a sua revenda tenha inúmeras estratégias pensadas para o decorrer do ano, mas sem um planejamento, é possível que boa parte delas se perca pelo caminho. Sendo assim, organize-se para ser o melhor. Use uma planilha ou uma lista para definir seus planos, objetivos, bem como informações sobre o cliente, sobre os produtos e sobre o ambiente de vendas.
Analise o que tem funcionado (e o que não tem funcionado) em meio as suas ações. Reforce aquelas que trazem bons resultados e adquira experiência com as que deram errado. Acompanhe a concorrência, pesquise seus pontos fortes e fracos e verifique a resposta do mercado para as ações feitas por ela.
Com um bom planejamento, você saberá onde está e aonde quer chegar, saberá o que pode ser potencializado dentro da empresa e o que necessita ser melhorado e corrigido imediatamente. Agir por impulso, sem adotar qualquer estratégia ou estudar a sua clientela, pode trazer resultados catastróficos.
Embora as ações de marketing digital possam exigir mais do seu tempo, vale ressaltar que elas vão exigir menos do seu dinheiro, se comparadas ao marketing tradicional. A internet é um veículo que deve ser utilizado frequentemente na sua estratégia de marketing e não apenas nos momentos em que o mercado passa por dificuldades.
De acordo com o Google Brasil, 93% dos compradores conectados usam meios digitais na busca de informações sobre o mercado de automóveis. Ou seja, quase todos os consumidores de carros pesquisam na internet sobre o que eles querem comprar, seja um veículo novo, seminovo, consórcio, financiamento, etc.
Além disso, 70% gostariam de ser contatados pelas revendas por e-mail. Ou seja, o e-mail é a principal forma de contato entre uma empresa e os seus clientes na internet, por conta da rapidez e da forma como atinge diretamente o público-alvo, sem depender de intermediários.
Entenda o que o seu cliente busca e ofereça conteúdos, esclarecimentos e suporte a ele. Mostre-se interessado em ouvir o que o consumidor quer dizer, não somente em gerar lucros para si. Sua revenda de carros não precisa ser somente uma vitrine de automóveis. Ela pode ser uma referência para seus consumidores, um sinônimo de autoridade no assunto e de qualidade na prestação dos serviços e de informações.
Ao invés de focar somente em anúncios, crie um blog, um canal no YouTube ou uma newsletter com dicas sobre como fazer a manutenção dos veículos ou como escolher o melhor automóvel de acordo com o perfil do consumidor. Esqueça o aspecto material dos veículos e foque nas experiências positivas que a sua revenda pode criar.
Baixar os preços pode parecer a maneira mais simples de atrair clientes, no entanto, essa estratégia nem sempre é a mais inteligente. Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também faça isso para atrair consumidores. Além disso, o preço está atrelado à qualidade do automóvel.
A queda brusca no valor dos automóveis pode gerar uma séria desconfiança por parte dos consumidores. E depois, na hora de aumentar os preços, como explicar isso novamente aos consumidores?
A venda é só o início da parceria entre a revenda e o consumidor final. O processo de vendas é cíclico, por isso, é de fundamental importância fidelizar os clientes. Faça-os se sentirem importantes, agradeça a confiança, envie um e-mail ou mensagem para saber como estão os primeiros dias com o veículo, aplique um breve questionário online sobre a experiência de compra, o atendimento e os serviços prestados.
No pós-venda é possível identificar se o processo correu como desejado, quais foram as impressões do comprador e até em quais pontos a sua revenda pode melhorar.
Trate os consumidores da mesma forma que você gostaria que uma revenda agisse com você e lembre-se que o mais difícil não é encontrar novos clientes, mas sim fidelizar os que já são parceiros.
Você já adota alguma dessas estratégias para aumentar as vendas no seu negócio? Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma observação, deixe seu comentário.
Até a próxima!