24/01/2018
Não existe uma fórmula secreta para economizar combustível. Mas, se quiser reduzir os gastos, alguns hábitos precisam ser agregados a sua rotina.
De acordo com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), os fatores que mais desperdiçam combustível são os pneus murchos, o excesso de peso, as janelas abertas, as velas gastas, o filtro de ar entupido e, acredite, rodar em ponto morto.
Os pneus descalibrados aumentam a área de contato entre a roda e o asfalto, intensificando a resistência ao rolamento, que ocasiona um maior gasto de combustível. Sendo assim, sempre que abastecer, calibre os pneus.
Quanto mais pesado estiver o veículo, de mais energia ele precisará para rodar. Estima-se que cada 50 kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Sendo assim, elimine tudo o que for desnecessário antes de dar a partida.
A menos de 60 km/h, vale a pena baixar os vidros, visto que a resistência do ar nessa velocidade não compensa o gasto com o ar-condicionado ligado. Mas, se estiver acima desta velocidade, é mais vantajoso fechar as janelas, já que elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica, acrescentando cerca de 10% no consumo de combustível.
Deixar a manutenção do veículo em dia evita que o motor consuma mais combustível do que o necessário. Dirigir com um filtro de ar sujo ou obstruído, por exemplo, pode reduzir o desempenho em até 10%. Sendo assim, cheque as condições do seu carro regularmente e, se for necessário, troque os filtros de ar, o óleo, o combustível e faça a substituição das velas
A troca de marcha faz muita diferença no consumo de combustível. E, caso não disponha de conhecimento suficiente, saiba que todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro.
+ Leia também:
- Películas para carros - Conheça as principais regras para o uso deste acessório
- O carro ideal para cada tipo de viagem
Se você pensa que é melhor deixar o motor ligado porque ele consome muito mais combustível ao dar a partida, saiba que está equivocado. Dar a partida equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos.
Na estrada, um carro que está em uma velocidade entre os 90 e 120 km/h tende a consumir até 30% mais combustível. Isso porque, ao acelerar o motorista também aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento do veículo.
Ambas as ações exige mais do motor e, consequentemente, elevam o consumo de combustível. Para te ajudar neste quesito, você pode utilizar o app GreenMeter ou o DriveGain que medem as aceleradas e apontam o gasto de gasolina para tal.
Além de não ser recomendado por questões de segurança, deixar o veículo em ponto morto para economizar combustível nas ladeiras é coisa do passado. Deixá-lo engrenado irá proporcionar um gasto bem menor, porque a injeção corta o combustível. Aqui, a dica também é deixar o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.
Totalmente desnecessária, a ação de acelerar o carro enquanto ele está parado influencia (e muito!) nos gastos com combustível. Outra prática que ajuda na economia é observar o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelerar o veículo aos poucos antes de frear.
Obviamente, se você não utilizar o carro não gastará combustível. Então, se o trajeto for curto, deixe o veículo em casa. Fazer um pouco de exercício também será bom para a sua saúde.
Agora que você já conhece as principais estratégias para economizar combustível, que tal deixar a sua opinião sobre o post?
Te esperamos na próxima semana!
Gostei das dicas! Muito boas para quem quer reduzir o consumo de combustivel.
Responder