21/06/2017
Lavar o carro não é só um capricho estético. Quando feito da maneira correta, esse cuidado também evita a desvalorização de uma lataria com pintura mal cuidada. Por este motivo, selecionamos alguns passos de como lavar o carro para evitar prejuízos financeiros e conservar tudo limpinho.
Os cuidados, que devem ser realizados semanalmente ou no máximo a cada quinze dias, vão do local onde o carro está estacionado, até a conservação dos materiais utilizados. Tudo para escapar de uma série de danos, como o surgimento de manchas e arranhões.
Com o carro na sombra você evita que a espuma ou a água sequem antes da hora, impedindo o surgimento de manchas na pintura. Além disso, quando está sob o sol, o calor acelera a evaporação da água e dificulta a limpeza.
É importante tomar alguns cuidados que facilitarão a limpeza e evitarão problemas. Antes de iniciar os procedimentos, feche as janelas para não deixar a água entrar. Recolha a antena para que ela não quebre e erga os limpadores de pára-brisa, deixando-os em posição vertical.
Para limpar o carro, você precisará de detergente automotivo, dois baldes, mangueira e panos para secar o veículo, além de luvas ou uma esponja para lavar carros e uma escova ou esfregão para limpar os pneus.
Separe um dos baldes cheios para o momento do enxágue. No outro, acrescente o detergente, na quantidade recomendada pelo fabricante, para usar na lavagem.
Para soltar a sujeira e facilitar a limpeza, molhe todo o carro com o auxílio de uma mangueira e deixe-o assim por cerca de 10 ou 15 minutos. Apenas verifique se não há nenhum problema com a vedação, para que a água não invada o interior do veículo através das frestas das janelas.
Quando lava o carro de cima para baixo, o detergente escorre aos poucos para as partes inferiores, facilitando todo o processo. Além disso, dê várias voltas para realizar a limpeza e evite fazer isso de maneira exagerada, para não riscar a lataria.
Após lavar uma área, enxágue-a logo com a mangueira. Isso evita a secagem do detergente, que também pode manchar a pintura. Lembre-se e fazer esse processo sempre de cima para baixo.
Essas são as áreas mais sujas do veículo. Por isso, molhe o inferior e as rodas e deixe para limpá-las apenas no final da lavagem. Isso evita que os acessórios de limpeza, como esponja e luvas, fiquem sujos demais para serem utilizados do restante do carro.
Para esta tarefa, prefira as toalhas de microfibra, algodão ou silicone. Você pode secar o carro de duas maneiras. A primeira é arrastando levemente a toalha sobre superfície molhada. A segunda é comprimindo a toalha sobre a área molhada, a fim de absorver a água.
Com o veículo completamente seco, passe uma cera, ou produto semelhante, sobre toda a superfície, no intuito de proteger a pintura e fazer com que ela não se deteriore ou desbote. Você também pode utilizar um polímero. Eles duram mais que a cera e podem ser encontrados em lojas de autopeças. No entanto, costumam ter preços bem mais altos.
Depois de finalizar toda a limpeza e os processos posteriores, limpe cada um dos itens utilizados, para que eles estejam em boas condições para a próxima lavagem. No caso das toalhas, jogue-as diretamente na máquina de lavar, sem amaciante, pois ele pode se prender nos poros do tecido e deixar resíduos na superfície do carro.
Agora que você já sabe como lavar o carro, aproveite para ler os outros posts no nosso blog. Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar a sua sugestão, entre em contato conosco.
Até a próxima!