18/09/2020
Sabemos que reconhecer o momento correto para realizar a troca dos pneus do carro é uma tarefa muito importante. Ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude certa para saber a hora da substituição.
Algumas variáveis podem determinar o momento certo para realizar a troca, elas podem variar de acordo com: tipos de pneu (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo, manutenção correta, estrada onde o veículo trafega, clima entre outros motivos.
Tread Wear Indicator
Sendo assim o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como indicativo principal a ser considerado. Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é aplicada em pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, a substituição neste caso deve ser realizada de imediato. Para medir a profundidade, pode utilizar uma moeda ou até mesmo a tampa que protege o bico de sujeira do pneu em sua ponta ela possui um anel que possui exatamente a medida de 1,6mm.
Outro ponto muito importante seria a quantidade de pneus a ser substituída. O ideal é trocar os quatro pneus, caso tenham sido utilizados de forma uniforme, realizando o rodízio de pneus, isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
Escolha do novo pneu
Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura ou série e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter as informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais, lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura, a letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda.
Desta maneira, o pneu 255/75R15 109V, por exemplo, tem 255 mm de largura de seção, e altura igual a 75% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 15 polegadas. Se não houver a letra é porque ele é diagonal. O número 109 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
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