04/12/2020
Diferente do que muita gente pensa, o radiador, como outras peças do motor, precisa de alguns cuidados para se manter em ordem e garantir o bom funcionamento do carro. Como essa revisão não é muito propagada, os motoristas costumam verificar apenas o nível da água e quando necessário, completá-la. Para quem quer ter um automóvel funcionando bem, a limpeza do radiador não pode ser esquecida.
Responsável pela refrigeração do motor, o radiador sujo pode não desempenhar a tarefa adequadamente e acabar queimando a junta do cabeçote, por exemplo. Outra implicação de rodar com a peça suja é a chance de enfrentar um superaquecimento, e com isso, diminuir a vida útil do motor, que pode vir a fundir. Com o tempo, a sujeira se acumula dentro do radiador e o fluído se torna menos eficaz, o que prejudica o desempenho do motor e o consumo de combustível. Lavar o radiador com regularidade, geralmente uma vez a cada dois a cinco anos, manterá o carro funcionando perfeitamente. Existem alguns produtos facilmente encontrados em lojas especializadas que limpam o sistema de arrefecimento, eliminando a ferrugem, resíduos de óleo, lodo e oxidação, é indicado para promover a limpeza do radiador e todo o sistema onde circula o líquido de arrefecimento, desincrusta e elimina as impurezas como oxidações, ferrugem e lodo, aumentando assim a eficiência de troca térmica do sistema de refrigeração do motor.
Assim, o sistema de arrefecimento do carro conta com vários outros componentes além do radiador, como a bomba de água, o reservatório de expansão e as mangueiras. O fluído de arrefecimento, aquecido pelo motor, é filtrado pelo radiador, onde é resfriado por troca de calor. Ajuda a restaurar a eficiência do sistema, evitando superaquecimento, causado por impurezas ou entupimentos.
Fluídos misturados à água do radiador são fundamentais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento. Sem ele, as peças metálicas do motor, que estão em constante atrito e submetidas a fortes explosões do combustível dentro do cilindro, podem simplesmente derreter, inutilizando completamente o motor do carro.
Todo tipo de automóvel, precisa passar por uma revisão constante, pois não são apenas os carros mais antigos que exigem esta atenção.