10/05/2021
O carro elétrico ainda está muito longe da realidade em países como o Brasil. A falta de infraestrutura de pontos de recarga e os preços excessivos são duas das grandes dificuldades da popularização deste tipo de veículo.
Mas, o cenário está mudando de forma rápida. Empresas investem na construção de estações de recarga nas grandes cidades (São Paulo) e é possível comprar um carro elétrico no Brasil.
Baseado no antigo J2, o iEV20 é o carro elétrico mais barato do país. Por R$ 159.900, ele traz um pequeno motor elétrico de 68 cv, mas com torque instantâneo de 21,9 kgfm. Apesar de ser classificado pela marca como um SUV, o iEV20 não esconde sua vocação urbana. As dimensões compactas contribuem para dar agilidade em meio ao trânsito.
Motorizações: elétrica (68 cv)
Autonomia: 400 km
Preços (em SP): R$ 159.900
O Zoe é o único automóvel de passeio elétrico que a Renault vende comercialmente no Brasil. O hatch entrega 92 cv e pode rodar até 300 quilômetros sem parar para recarregar as baterias. Na Europa, ele pertence ao mesmo segmento do Clio, que já está duas gerações à frente do modelo descontinuado por aqui apenas em 2017. Bom lembrar que o novo Zoe, que passou por reestilização e ganhou melhorias em seu projeto, chegará neste ano ao Brasil.
Motorizações: elétrica (92 cv)
Autonomia: 300 km
Preços (em SP): R$ 203.978 / R$ 205.978
Se o pequenino iEV20 aproveita a base do J2, o iEV40 é feito sobre um projeto mais moderno. A versão elétrica do T40 preserva as qualidades do modelo à combustão, como o nível de acabamento interno e a boa lista de equipamentos. O motor elétrico entrega 115 cv e torque de 27,5 kgfm. O iEV40 possui um sistema de frenagem regenerativa que faz com que o motor elétrico se transforme em um gerador que recarrega as baterias logo que o motorista tira o pé do acelerador.
Motorizações: elétrica (115 cv)
Autonomia: 300 km
Preços (em SP): R$ 225.900
A versão elétrica do charmoso Mini Cooper está disponível em duas versões de acabamento: Exclusive e Top. Ambas entregam 184 cv e 27,53 kgfm de torque instantâneo. Visualmente, o modelo se diferencia do restante da gama do hatch em alguns detalhes, como o desenho das rodas de liga leve de 17 polegadas.
Motorizações: elétrica (184 cv)
Autonomia: 234 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 239.990 (Exclusive) / R$ 264.990 (Top)
O Leaf foi o primeiro carro elétrico vendido em larga escala no mundo. Em sua segunda geração, o modelo ficou mais bonito, tecnológico e com maior autonomia. Agora é possível rodar até 270 quilômetros sem recarregar as baterias. Lançado no Brasil em 2019, o Leaf é trazido para cá em versão única. O modelo incorpora algumas tecnologias de outros modelos da marca, como o sistema de câmeras com visão em 360 graus e o painel digital.
Motorizações: elétrica (149 cv)
Autonomia: 270 km
Preços (em SP): R$ 259.900
O Bolt é o primeiro modelo da nova era da Chevrolet. Afinal, a empresa já declarou que venderá apenas carros movidos a eletricidade a partir de 2035, assim como as demais marcas da General Motors. O carro também se destaca pela segurança ao vir com 10 airbags e um prático sistema de câmeras, que inclui até uma que substitui o espelho retrovisor interno.
Motorizações: elétrica (203 cv)
Autonomia: 416 km (ciclo EPA)
Preços (em SP): R$ 274 mil
O i3 fez a marca alemã largar na frente das compatriotas na briga dos carros elétricos. Além de não emitir poluentes, o compacto de estilo futurista abusa dos materiais ecológicos e recicláveis em sua construção. O modelo também é o único vendido no Brasil a oferecer uma versão com autonomia estendida.
Motorizações: elétrica (170 cv)
Autonomia: 335 km (ciclo WLTP) / 440 km (com extensor de autonomia)
Preços (em SP): R$ 279.950
Disponível nas carrocerias SUV e Sportback, o e-tron rapidamente virou o carro elétrico mais vendido do país. É uma façanha, considerando que o veículo não custa menos de R$ 530 mil. O visual futurista não se deve apenas ao design de linhas modernas. O sistema de câmeras com visão em 360 graus e principalmente as câmeras instaladas no lugar dos espelhos retrovisores convencionais (opcional) são itens bastante desejados.
Motorizações: dois motores elétricos (408 cv)
Autonomia: 436 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): de R$ 531.990 a R$ 599.990 (e-tron SUV) / de R$ 551.990 a R$ 629.990 (e-tron Sportback)
O Taycan colocou a Porsche no mundo dos carros elétricos em grande estilo. Disponível em quatro versões de acabamento (Taycan, 4S, Turbo e Turbo S), o modelo tem potências variando de 408 cv a 761 cv. Apesar de não trazer o ronco dos outros esportivos da marca, o Taycan é um legítimo Porsche no desempenho. Na configuração mais potente (a Turbo S), ele precisa de meros 2,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Motorizações: elétrica (Taycan: 408 cv / 4S: 530 cv / Turbo: 680 cv / Turbo S: 761 cv)
Autonomia: 407 km (4S, Turbo e Turbo S) - 463 km com opcional Performance Battery Plus / 484 km (Taycan)
Preços (em SP): de R$ 589 mil (Taycan) a R$ 1.079.000 (Turbo S)
A Mercedes-Benz demorou para reagir ao pioneirismo da rival BMW. Mas pretende tirar o atraso com uma linha completa de modelos elétricos. O primeiro a chegar foi o EQC, que mais parece uma versão elétrica e futurista do GLC. Assim como o I-Pace, o SUV da Mercedes possui dois motores. Neste caso, porém, ele entrega 408 cv.
Motorizações: dois motores elétricos (408 cv)
Autonomia: 417 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 629.900
O primeiro carro elétrico da Jaguar é um SUV estiloso equipado com dois motores elétricos - um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Assim, a potência combinada é de 400 cv. Fora o design encantador, o I-Pace também seduz pelo luxo típico dos carros da marca britânica. A autonomia também se destaca: segundo a Jaguar, é possível rodar até 470 quilômetros sem recargas.
Motorizações: dois motores elétricos (400 cv)
Autonomia: 470 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 639.950
Gostou?
Comente e compartilhe. Sua opinião é muito importante para nós.
Para ofertas dos veículos citados acima, acesse nosso site www.litoralcar.com.br.